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Muitas empresas ainda resistem a implantar o marketing digital em seu negócio, por receio de ser um investimento muito alto, precisar de uma grande equipe, de não ser grande suficiente para isso ou mesmo receio de sair de sua zona de conforto. A verdade é que eles estão perdendo dinheiro e uma excelente oportunidade de se desenvolver no mercado. Não importa o tamanho e nem o tipo de negócio, todos podem usufruir do marketing digital para deslanchar no mercado e alcançar a concorrência.
O marketing digital não é mais uma tendência e sim uma necessidade real do mercado em se projetar. Para sobreviver, elas encontram nessa ferramenta o caminho mais adequado para divulgar sua marca e crescer. Quando uma pessoa busca um produto ou serviço, ela vai a sites de pesquisa ou especializados para encontrar o que deseja. Lá estarão as empresas que estão na internet, onde estarão em destaque as que estiverem melhores posicionadas na rede. É através do marketing digital que será possível criar uma estratégia, que avaliará o investimento possível da empresa, o perfil do público-alvo, onde e como atingir esse público definido além de quais as melhores plataformas. Dessa forma, podem ser criados sites, blogs, perfis e páginas em redes sociais, sempre avaliando quais são as mais indicadas para chegar ao público-alvo, e criando conteúdos adequados para cada mídia. Nesse novo ambiente, é possível abrir novas oportunidades e formas de se chegar ao público de interesse. E quanto melhor a reputação online da marca, mais pessoas engajadas serão formadas, capazes de elas mesmas auxiliarem na propagação da campanha. No caso de empresas pequenas e com pouco ou nenhum engajamento, dificilmente a concorrência estará nas redes. E com ações digitais bem-feitas, o destaque é imediato, como um presente.
Quando se fala em marketing digital, há um leque de opções que devem ter sua utilidade avaliada de acordo com o perfil da empresa e o tipo de campanha usado. Separamos cinco recursos essenciais:
O site é uma ferramente de marketing que serve como vitrine da empresa. O site não serve apenas para empresas que fazem venda, mas para atrair novos clientes, se relacionar com a audiência e fazer parte dos buscadores de pesquisas. Ele também serve como canal formal entre empresa e consumidor. Com um conteúdo informativo e relevante, pode até mesmo trazer uma fidelização aos seus clientes, fundamental ao negócio.
O blog é uma forma de criar conteúdos de qualidade, que poss agregar valor a marca divulgada e atraindo seu público-alvo. Ele evidencia a empresa e a marca nos sites de pesquisa e pode aumentar a sua boa reputação a partir do que insere no blog. É também um meio de se aproximar do cliente mas, diferente do site, conta com linguagem relativamente informal e prioriza a relação com o consumidor e não a venda do produto oferecido pela empresa, embora possa fazer ambos, assim como o site.
Ferramenta mais acessível e abrangente, é um excelente recurso para tornar a marca evidente. Os custos são mínimos e é possível atingir o público-alvo e ter um bom retorno, se tiver uma boa estratégia e conteúdo. As redes sociais mais usadas são o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
A mais fácil definição de SEO é ser um método de aumentar os acessos do site e blog de uma empresa, a partir da utilização de uma série de ferramentas, técnicas e estratégias. A função do SEO é melhorar o posicionamento do site ou blog em sites de buscas, como o Google, de forma orgânica. Dessa forma, quando um usuário digitar uma palavra-chave para obter a informação que procura, pode encontrar o site ou blog da empresa nas primeiras posições.
É uma ferramenta capaz de atrair o potencial cliente para o blog ou site, proporcionando um relacionamento direto com ele através de conteúdos personalizados. Com ele, o negócio ganha uma proporção maior de visibilidade, diminui os custos de investimentos em outras estratégias, atrai possíveis clientes, gera conteúdo relevante e auxilia o processo de vendas.
Esses são alguns dos passos iniciais que podem te ajudar a começar com o Marketing Digital, essas dicas alinhadas a um bom planejamento de publicações podem fazer toda a diferença na hora de colocar sua empresa no mundo digital.