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Na velocidade com que os conteúdos são consumidos, a vastidão de informações na internet é alta. Quanto mais conteúdo é produzido, mais ruidosas as plataformas se tornam. E isto acontece não só pela ausência de relevância. Mas, muitas vezes, por aspectos do blogpost que não dizem respeito ao texto.
Confira agora 10 dicas de cenografia para começar a produzir seu conteúdo e montar um cenário de sucesso. E, como resultado, uma transmissão satisfatória.
FAÇA UM RAFE / ESBOÇO
O rafe é fundamental em vários processos de criação. Comumente conhecido como storyboard, o rafe da gravação audiovisual precisa conter os principais detalhes da cena. Desta forma, o(a) cenógrafo(a) ou a pessoa encarregada estarão aptos a executá-la da forma mis fiel possível. Mas eu não sei desenhar, e agora? Não tem problema! Basta se virar com os bonecos de palito mesmo, o que não puder desenhar, escreva! Deixe tudo pronto para a gravação. Quanto mais documentos o(a) profissional possuir, com mais qualidade sairá o trabalho!
LOCAL
O local onde será gravado seu evento é essencial. Isto acontece porque uma boca cenografia remete a ambientes naturais. Ou seja, o trabalho de decoração é feito para criar um espaço aparentemente confortável e convidativo. Ou seja, um local íntimo. Então, nada de enfeitar demais a cena! Escolha primeiro um local que já possua a decoração que o seu rafe/esboço está solicitando.
E, depois que você escolher o local, chegará o momento de selecionar a estrutura e os objetos que já existem. Desta forma, além de economizar na produção, você mantém tudo sob controle. Então, nada mais justo que escolher um local apropriado. Mesmo que você precise alugar o espaço. Muitas vezes o gasto com cenografia acaba sendo maior do que alugar utilizar uma estrutura pronta. Por isso, verifique as possibilidades de economizar com objetos escolhendo o local certo.
Outro aspecto muito importante deverá ser considerado: a estrutura física do prédio. Verifique questões básicas de estrutura: a pintura está desgastada? a parede está rachada? Existem muitos fios aparecendo? Estes detalhes são a principal diferença entre a transmissão profissional e a amadora.
ILUMINAÇÃO
E, além de pensar nos objetos que comporão a cena, você precisa pensar em como eles aparecerão. De acordo com o planejamento criativo da sua transmissão será possível entender qual mensagem precisa ser entregue. E esta mensagem se torna relativa de acordo com a percepção do(a) usuário(a).
Por isso, invista em uma iluminação de qualidade. Por mais que o ambiente seja iluminado por lâmpadas de teto, a projeção de sombras é inevitável. Leve em consideração eliminar todas as sombras da transmissão. Considere utilizar iluminação natural, apenas, se a ausência de luz fizer parte do seu rafe. Ou seja, do seu projeto.
Então, para resolver problemas de iluminação, utilize flashs que incidem diretamente sobre o(a) apresentador(a). Se este não for o foco da sua cena, priorize-o, sempre. Outro aparato de iluminação muito importante é o refletor. Com ele é possível adicionar novos tons à luz. Com um refletor dourado, por exemplo, é possível tornar o(a)s modelo(a)s mais corados, com uma aparência mais vigorosa. Tornar a presença mais forte é um esforço que deve acompanhar todo o seu trabalho.
OBJETOS
Os queridinhos do cenário! É claro que o profissionalismo de quem estará atrás das câmeras conta. Mas são os objetos que farão a ambientação do seu cenário. E irão gerar identificação entre o público e a sua transmissão. Por exemplo, se você oferece qualquer tipo de curso online, pode colocar livros que são referência na sua área. Sobretudo, se você souber falar sobre eles, a relevância só irá aumentar.
Os livros são uma das formas mais fáceis de fazer a cena comunicar com o seu público. Além deles, bonecos temáticos e demais objetos de decoração são a chave. Como dito antes, é importante que a cena pareça ser um ambiente natural. Então, nada de carregar demais a sua cena com objetos que não fazem sentido a você, nem ao seu público.
Depois de definidos todos os objetos que você utilizará, é hora de correr atrás! Você não tem aquele livro caro, de cabeceira. Mas o seu amigo tem! Se a grana do combustível ficar mais cara do que os próprios objetos, compre-os! Só não se esqueça do prazo! Pode ser que o objeto esteja mais barato na internet mas, no seu planejamento, dá pra confiar na data de entrega?
No final das contas, o importante é ser muito criativo e resolver tudo com o mínimo de investimento possível. Afinal, uma mesma cena pode ser utilizada várias vezes, de acordo com o propósito do seu evento. Por isso é muito importante fazer uma relação de tudo o que você já possui, o que vai adquirir e o que conseguirá emprestado.
INVENTÁRIO
Fazer um inventário é necessário para diversas profissões, principalmente as que trabalham diretamente com logística. Mas, para o(a)s cenógraf0(a)s, isto também é crucial. Toda transmissão de sucesso está nos detalhes. E os detalhes são construídos através de muitos esforços. Manter esse controle é tudo o que você precisa para não ter dores de cabeça no futuro.
Você precisa de objetos emprestados? Relacione tudo! Além de manter um registro das datas de empréstimo e devolução, você mostra aos seus amigos que sabe cuidar de tudo. Como resultado, da próxima vez que você tiver que pegar o(s) mesmo(s) objeto(s) emprestado(s), o processo será mais tranquilo. Afinal, você está cuidando de tudo com zelo, certo?
PLANO DE CÂMERA
Agora que a cena está planejada, é hora de escolher os planos de câmeras para a sua transmissão. Pode ser a competência de outro(a) profissional. Mas e se for a sua? Além de escolher o que aparecerá na cena, é preciso ser decidido como, o que você escolheu, aparecerá.
Aqui, basicamente, será necessário verificar se o plano de câmera está abrangendo toda a sua cena. Pode ser que você utilize um Plano Geral estático para pegar toda a cena e um Close para enfatizar o(a) apresentador(a). Ou, ainda, você pode utilizar uma close com Plano Sequência, desta forma a câmera “andará” pela cena, o que é mais comum em formatos jornalísticos. Sejam quais forem os planos de câmera, não se esqueça de enaltecer o seu trabalho, ou seja, a cena.
Antes ainda de iniciar a gravação, você precisa verificar se tudo funcionará como no planejamento. Por isso é essencial que você faça testes.
TESTES ANTES DA GRAVAÇÃO
Para verificar se tudo ocorrerá como no planejamento é indispensável fazer testes. Por isso teste tudo antes do dia da gravação. Os testes de gravação e cenografia devem ser feitos com grande antecedência. Se você puder montar a cena e fazer todos os testes, pelo menos um dia antes da gravação, evitará que muitos problemas aconteçam. Até porquê, se algo não ficar bom como planejado, haverá tempo de encontrar uma solução.
Além de testar todos os objetos com suas devidas iluminações, teste todos os planos de câmera. Só assim será possível identificar se um plano de câmera favorecerá, ou não, a cena. Fazer teste é uma maneira de mensurar o desempenho do seu trabalho e garantir que erros inesperados aconteçam.
HARMONIZE A CENA
Por fim, ainda na fase de teste, tente fazer um arremate na cena. Verifique se a cena produzida está de acordo com o documento de planejamento, o Rafe. Faça um levantamento de tudo o que foi planejado e o que, de fato, foi produzido na cena.
Sabendo quais são o tom de voz e a mensagem que você deseja transmitir, verifique se está tudo sincronizado.
Alinhe as expectativas do projeto à cena. E outros aspectos também são necessários quando você fizer essa harmonização.
CORES
Depois de planejada toda a cena, os canais onde será transmitida e o conteúdo do vídeo, faça um balanço das cores. Esta etapa é exclusiva da edição de imagens mas você deve ter isto em mente para atender aos aspectos da psicologia das cores. A psicologia é uma área que pode ser aplicada a várias outras, inclusive às cores.
Fazer um balanço da complementação das cores é essencial. Não sabe como? Você pode fazer um teste simples no Adobe Kuler. Desta forma será possível identificar cores conflitantes ao seu projeto antes do seu usuário percebê-las.
Por último, verifique se as cores estão fieis. De acordo com a resolução da sua câmera, pode ser necessário corrigir problemas de iluminação. Quem não lembra da polêmica do vestido azul ou branco? A iluminação (ou ausência dela) foi responsável por gerar este meme.
ENQUADRAMENTO
Por fim, e não distante dos planos de câmera, verifique o enquadramento dos objetos. Enfatizar objetos em planos diferentes é uma técnica muito boa para valorizar os diversos planos que compõem a cena. Além disso é possível escolher o que será exibido de forma preferencial e de forma secundária. Através do desfoque é possível valorizar um plano e desfocar o outro, por exemplo.
Além das questões técnicas, você já verificou onde ficará a pessoa que apresenta sua transmissão? Aqui é crucial verificar se esta pessoa não ficará em primeiríssimo plano e com a cena desfocada. Muitas vezes os planos de câmera, como já dito, são feitos por outros profissionais. Por isso é fundamental que você acompanhe o trabalho e não deixe a sua cena ficar desfocada, literalmente.
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